Uma doença silenciosa, muitas vezes incompreendida. Assim é a fibromialgia, que não é detectada por exames, mas pode afetar em cheio a qualidade de vida. Além de provocar dores por todo o corpo, altera o sono e pode, inclusive, ser marcada por episódios de depressão. Então, como tratar a fibromialgia? O problema deve ser tratado com uma abordagem multidisciplinar — que envolva não só medicamentos, mas também mudanças no estilo de vida, tratamento ortomolecular e terapias complementares. A grande questão é que, muitas vezes, a fibromialgia é vista como um transtorno apenas psicológico. Quer entender melhor o que caracteriza a doença, os principais sintomas e suas causas? Confira este post e saiba, também, como tratar a fibromialgia.
O que é fibromialgia?
Trata-se de uma síndrome clínica caracterizada por dores crônicas no corpo todo, principalmente nos músculos e nas articulações — apesar da inexistência de lesões nos tecidos. O incômodo chega a ser bem intenso e, não raro, muitos pacientes dizem que é difícil apontar alguma parte do corpo que não doa. Além disso, quem apresenta o problema tem ainda bastante sensibilidade ao comprimir alguns pontos, como cotovelos, nádegas, bacia, joelhos e regiões da coluna cervical. Segundo a Sociedade Brasileira de Reumatologia, de 2% a 3% da população têm essa síndrome. O grupo que mais sofre é o das mulheres, principalmente entre os 35 e os 44 anos. No entanto, crianças, adolescentes e pessoas idosas também podem apresentar a doença.Quais são os principais sintomas da fibromialgia?
Veja, a seguir, os principais sintomas da fibromialgia, que trazem prejuízos para a realização de atividades simples do dia a dia:- dor intensa em várias partes do corpo;
- distúrbios de sono (o paciente já acorda com sinais de cansaço);
- sensação de fadiga;
- dor de cabeça;
- tontura;
- ansiedade;
- episódios de depressão;
- sensação de formigamento nas mãos e nos pés;
- problemas de memória;
- distúrbios de humor;
- mudanças intestinais.
Quais são as causas da doença?
Não existe uma causa definida para a fibromialgia. Acredita-se que pacientes com o problema têm uma sensibilidade maior à dor, como se o cérebro entendesse de forma exagerada os estímulos. A síndrome pode estar associada a fatores genéticos e também pode se manifestar após trauma físico, psicológico, esforço físico excessivo, exposição ao frio ou, ainda, um quadro de infecção grave.Como tratar a fibromialgia?
A fibromialgia deve ser vista como uma condição clínica que precisa ser controlada. O tratamento é feito de acordo com a intensidade da dor, e pode incluir:- relaxantes musculares;
- medicamentos antidepressivos;
- atividade física regular;
- acupuntura;
- psicoterapia;
- fisioterapia.