Quando sentimos alguma dor, fica difícil se concentrar em qualquer atividade. A dor de cabeça crônica, então, pode se tornar um verdadeiro tormento na vida de quem convive com ela. Um dos quadros é a enxaqueca, na qual normalmente as dores são fortes, pulsáteis, incômodas e podem vir acompanhadas de náuseas, intolerância à claridade e ao barulho. As causas do problema podem ser diversas: vão desde doenças, como a sinusite, até fatores emocionais, como estresse e
ansiedade. Na hora de tratar, o ideal é conhecer a raiz do problema, afinal, de nada adianta apenas mascarar a dor, quando ela pode estar associada a outros distúrbios. Daí a necessidade de procurar um médico a fim de obter o diagnóstico correto. Se você sofre de dor de cabeça crônica, a boa notícia é que o seu caso tem solução. Para ajudá-lo, listamos, abaixo, os principais tratamentos para esse mal.
Prática ortomolecular
A
prática ortomolecular é um tratamento que se baseia na correção dos nutrientes do organismo. As dosagens e necessidades específicas de cada um são calculadas com base em um estudo do organismo do paciente. Nutrientes são repostos e maus hábitos alimentares são corrigidos. A deficiência de vitaminas do complexo B e magnésio podem desencadear quadros de dores de cabeça. A melhora do quadro acontece gradativamente, à medida que essas questões vão se harmonizando.
Acupuntura
A
acupuntura consiste na inserção de agulhas em pontos específicos, que representam cada parte do nosso corpo. Dessa forma, é possível aplicá-la no tratamento de dores de cabeça. Pessoas que sofrem de enxaqueca, por exemplo, após submeter-se às sessões, podem notar uma diminuição da frequência das crises, dos dias de duração e da intensidade da dor.
Antidepressivos
Antidepressivos podem ter indicações de uso mais amplas do que imaginamos. Atualmente, eles não são mais indicados somente nos casos de ansiedade, estresse e desânimo, tornando-se importantes aliados para atenuar quadros de dores de cabeça, por exemplo. Embora não sejam considerados analgésicos, tais medicamentos apresentam uma ação sobre a dor, o que explicaria o seu uso para tratar as cefaleias crônicas.
Mudanças alimentares
Grande parte dos nossos problemas de saúde é agravada por nossos (maus) hábitos alimentares. Pessoas que estão propensas à dor de cabeça crônica devem ter atenção redobrada em relação a alguns alimentos, que podem desencadear o surgimento das crises ou agravar agentes causadores do sintoma. Evitar álcool, cafeína, energéticos e cigarros é uma ótima maneira de aliviar a dor de forma natural.
Relaxamento
Mesmo quando originárias de problemas orgânicos, as dores de cabeça são agravadas pelas tensões que sofremos no dia a dia. Uma ótima maneira de atenuá-las é procurando relaxar. Para isso, você pode fazer caminhadas ou qualquer outra
atividade física que o agrade, praticar ioga e dedicar parte do seu tempo a atividades prazerosas, como ouvir música, ler, dentre outras. Se você sofre de dor de cabeça crônica, a automedicação não é uma boa ideia: o melhor a fazer é procurar um médico. Somente um profissional poderá fazer uma análise para identificar o motivo da dor e indicar o tratamento adequado. Se este post foi útil para você, não deixe de nos seguir nas redes sociais. Estamos no
Facebook e no
Instagram!