blank

Dor na terceira idade: veja quais são as mais comuns!

Muitas vezes, envelhecer não é uma tarefa simples. É preciso saber lidar com as limitações e os problemas que vão surgindo de forma natural ao longo da vida. Dentro desse contexto, conhecer quais são os tipos de dor na terceira idade pode ser muito importante e ajudar você a se prevenir! A prática ortomolecular, por exemplo, pode ser uma complementação ao tratamento de doenças crônicas, aprimorando a saúde geral e gerando uma maior sensação de bem-estar nos pacientes, por meio da redução da quantidade de radicais livres, da ingestão adequada de nutrientes e do equilíbrio químico das nossas células. Existem diversos quadros clínicos e até patologias que podem surgir ou se agravar nas décadas mais avançadas da vida humana e, com um melhor conhecimento desses assuntos, é possível prevenir, tratar ou até mesmo evitar que vários desses problemas apareçam. Confira o texto a seguir e confira as doenças mais comuns na terceira idade.

Lombalgia

É praticamente impossível falar de dor na terceira idade sem falar da lombalgia, afinal, esse é um quadro bastante comum, até mesmo entre pessoas mais novas. Trata-se da famosa e temida dor lombar, que pode ser causada por tensão da musculatura ou até pela entorse de um ou mais ligamentos da região. Ela pode surgir por conta de um levantamento impróprio de peso, da má postura crônica, da falta da realização de exercícios físicos regulares, de fraturas, discos rompidos ou de artrite. Na maioria das vezes, o quadro álgico desaparece sozinho. No entanto, em caso de persistência, contar com a ajuda médica é fundamental. EBOOK Medicina Ortomolecular

Fibromialgia

Embora essa enfermidade possa atingir pessoas de todas as faixas etárias, há uma prevalência de fibromialgia em mulheres adultas e em idosos, além da acentuação dos seus sintomas mais severos, impactando ainda mais a qualidade de vida, o sono e até a vida social dos portadores desse doloroso problema. Na realidade, essa patologia é uma síndrome que possui uma grande diversidade de sinais clínicos, com destaque para os quadros álgicos, cansaço, indisposição e até problemas de memória. Mais uma vez, é muito importante procurar o médico, que combinará adequadamente os tratamentos medicamentosos e terapêuticos.

Osteoartrose

blank A osteoartrose, que também é chamada de artrose e de osteoartrite, é um dos tipos mais comuns de dor na terceira idade. Trata-se de um processo natural de deterioração das nossas cartilagens com o passar do tempo, que vai ocorrendo de maneira insidiosa e progressiva. Essas estruturas são muito importantes, pois amortecem, sobretudo, os impactos nos joelhos, quadris e ombros. É importante procurar, mais uma vez, ajuda médica, especialmente quando houver muito incômodo ou sensação de rigidez articular, repetida por vários dias. O tratamento une exercícios, medicações e alimentação balanceada para perda de peso.

Doença Vascular Periférica

Um pouco menos conhecida do público geral que as outras doenças dessa lista, a doença vascular periférica também é uma das principais causas de dor na terceira idade. Ela ocorre em função da modificação dos nossos vasos sanguíneos, o que acontece naturalmente com o passar do tempo. Com isso, os idosos podem sentir incômodos severos, sobretudo nas pernas, por conta da inflamação, do acúmulo de placas de gordura e da calcificação das artérias do local. O médico poderá avaliar o quadro e escolher o tratamento medicamentoso adequado, além de propor adequações no estilo de vida. Como você pode ver, existem várias causas de dor na terceira idade. No entanto, com o auxílio de um médico de confiança, você pode controlar esse quadro e ter uma qualidade de vida muito melhor! Gostou de conhecer os tipos de dor na terceira idade? Então curta nossa página no Facebook e confira outros conteúdos como esse! blank EBOOK Medicina Ortomolecular
Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Mais Postagens