Se você se preocupa com a sua alimentação, certamente, já ouviu falar no ômega 3. Ele é famoso por ser vendido em cápsulas, como suplemento alimentar, sendo também conhecido como “óleo de peixe”. Mas você sabe mesmo qual é a
importância do ômega 3 para a saúde? Falarei, a seguir, um pouco mais sobre essa substância. Ao final do artigo, você saberá melhor o que é o ômega 3, quais seus benefícios para a saúde e onde encontrá-lo. Continue lendo para saber mais!
Qual é a função das gorduras?
É de conhecimento geral que o consumo desenfreado de alguns tipos gorduras gera diversos problemas, como
hipertensão e
obesidade. Se alguns tipos fazem tão mal, por que o ômega 3, que é um ácido graxo, é considerado saudável? A resposta é que nosso corpo precisa dos lipídeos para que tudo funcione bem. Eles participam da parede de cada uma de nossas células, mantendo o organismo íntegro; além disso, os lipídeos são utilizados para uma série de reações do metabolismo, como produção de hormônios. É imprescindível que nossa dieta tenha, pelo menos, um pouco de óleos e gorduras. O problema é que existem vários tipos de lipídeos. Alguns óleos podem conter gorduras trans, o que aumenta o
colesterol ruim (chamado de LDL). Por outro lado, ácidos graxos que chamamos de “poli-insaturados” fazem o oposto, aumentando o colesterol bom. E é aí que entra o ômega 3.
Qual a importância do ômega 3 para a saúde?
O ômega 3 é rico em gorduras que podem auxiliar o aumento do HDL, considerado colesterol bom. Essa partícula é responsável por levar as gorduras que se acumulam no corpo de volta para o fígado, permitindo a prevenção de doenças cardiovasculares. Confira, a seguir, alguns dos seus principais benefícios.
Proteção do coração e do cérebro
Quando se fala em acúmulo de gorduras no corpo, a doença mais temida é a aterosclerose. Ela ocorre quando o colesterol se acumula nas paredes dos nossos vasos de uma maneira anormal. Isso dificulta a passagem do sangue e pode predispor a desfechos catastróficos, como o infarto do miocárdio e o derrame cerebral. Como o ômega 3 auxilia no controle de triglicérides e no nível do colesterol HDL, auxilia na prevenção de doenças cardiovasculares. Além disso, nosso cérebro tem grandes quantidades de DHA, um tipo de ácido graxo essencial presente no ômega 3.
Controle do peso
Como mencionamos, os lipídios participam da produção de diversos hormônios do corpo. O ômega 3 pode auxiliar no tratamento para perda de peso associado à uma alimentação equilibrada e atividade física, uma vez que auxilia na melhora da resistência à insulina, alteração geralmente presente em quadros de aumento de peso. Além disso, o ácidos graxos presentes no ômega 3 participam da cascata de anti-inflamação do nosso corpo, fundamental para prevenção de doenças.
Atuação neurológica
Uma das preocupações com o envelhecimento da população é o aumento de doenças neurológicas e degenerativas. A
doença de Alzheimer e a demência são exemplos desses transtornos, que se tornam cada vez mais frequentes. Por isso, a
nutrição na terceira idade deve levar em consideração alimentos que ajudem ou prejudiquem essas doenças. O ácido graxo DHA, presente no ômega 3, está presente no cérebro e na membrana plasmática do neurônio, atuando no funcionamento desse importante órgão. Durante a gestação tem sido relacionado a diversos benefícios para o desenvolvimento fetal.
Melhora da visão
Principalmente na terceira idade, enxergar perfeitamente é um privilégio. Algumas doenças, como degeneração macular relacionada à idade, atinge uma parcela importante da população e é a principal causa de cegueira acima dos 55 anos. Mas você sabia que o ômega 3 pode ajudar na visão e prevenção dessa doença? Isso porque aqueles ácidos graxos que mencionamos também estão na retina. Essa é uma estrutura que fica na parte de trás do olho e está relacionada com a transformação da luz em sinais nervosos, que são enviados para o cérebro.
Onde encontrar o ômega 3?
Os ácidos graxos que compõem o ômega 3 são considerados “lipídeos essenciais”. Isso significa que eles não são produzidos pelo corpo humano, devendo ser ingeridos ou suplementados. Por isso, nem sempre você precisa de suplementação dessa substância: ingerir alimentos que contêm ômega 3 já pode ser suficiente para suprir sua demanda individual. Para conhecer as melhores indicações da suplementação, o ideal é procurar acompanhamento médico e nutricional. Os principais alimentos que contêm ômega 3 são aqueles derivados de peixes ou frutos do mar. No entanto, o ômega 3 não é obtido apenas em peixes. Linhaça, chia e as oleaginosas, como nozes, avelãs e amêndoas, também são alimentos ricos em gorduras poli-insaturadas. Os benefícios de que comentei neste post são apenas exemplos da
importância do ômega 3. Dependendo da sua dieta e da sua situação de saúde, pode ser interessante investir na sua suplementação. Se você tem esse objetivo, não se esqueça de procurar um profissional da área para se guiar em relação às indicações e à dosagem! Agora que você conhece mais sobre a
importância do ômega 3, que tal se aprofundar mais no assunto? Conheça agora
quais são os nutrientes essenciais na alimentação dos idosos!