blank

Entenda qual a importância dos exercícios físicos para idosos!

Você sabe quais os são melhores exercícios físicos para idosos e a importância deles para aumentar o seu bem-estar? Manter a qualidade de vida na terceira idade ainda é um desafio tanto para a população quanto para alguns profissionais de saúde. Afinal, essa fase da vida demanda alguns cuidados específicos para que a pessoa se mantenha saudável e ativa. Engana-se quem pensa que a terceira idade deve ser destinada apenas ao descanso e à lei do mínimo esforço. A manutenção da atividade física garante a conservação da massa óssea, o ganho de força e resistência, e o controle de doenças crônicas, como diabetes e hipertensão. Quer entender melhor sobre o tema? Acompanhe abaixo os principais benefícios dos exercícios físicos para idosos.

Integridade física, neurológica e psicossocial

blank Há idosos que frequentam academias. Eles se matriculam nas mais diversas atividades, como musculação, aulas de dança e até mesmo treinamento funcional. Não há problema algum nessa prática, desde que o aluno seja devidamente avaliado por um cardiologista antes de iniciar as atividades. O médico também poderá auxiliar na escolha da atividade mais indicada, levando em conta o quadro de saúde do indivíduo. Quando realizadas de maneira correta e com o acompanhamento de profissionais qualificados, as atividades promovem maior condicionamento físico e melhoram as condições de saúde do corpo no geral. Outra contribuição dos exercícios físicos para idosos tem a ver com questões psicológicas, como aumento da autoestima, redução do estresse e do risco de desenvolvimento de quadros de depressão.

Adoção de um estilo de vida saudável

Um idoso que consulta seu médico para a realização de exercícios físicos também poderá ser orientado quanto à alimentação. A prática de exercícios físicos, assim como uma alimentação balanceada, faz parte da rotina de quem deseja desenvolver hábitos mais saudáveis. A ingestão de fibras, por exemplo, é fundamental. Evitar frituras, doces e refrigerantes, bem como ingerir grandes variedades de frutas, verduras e legumes, são atitudes que potencializam os benefícios trazidos pela prática de atividade física. É dessa forma que a saúde se torna melhor a partir de um conjunto de hábitos que vai além das horas dedicadas à academia.

Descoberta de atividades prazerosas

Até mesmo na hora de praticar exercícios físicos, a vida do idoso deve ser pautada pela moderação. De nada adianta tentar ir além da sua capacidade física. As atividades aeróbicas, por exemplo, devem ser de intensidade leve a moderada. A musculação e os alongamentos podem ser realizados em dias alternados, com cargas controladas. Exercitar o equilíbrio também ajuda a reduzir os riscos de queda, algo bastante comum na terceira idade. Além disso, vale destacar que praticar as atividades corretas ajuda a evitar dores e lesões provenientes dos treinos. Enfim, os exercícios físicos para idosos são uma oportunidade para se descobrir, cuidar mais da própria saúde e ganhar qualidade de vida em uma época pautada pela experiência e pela plenitude: a terceira idade. Portanto, encare-os como um momento prazeroso da sua rotina, e não como uma obrigação imposta pelo médico.

EBOOK Medicina Ortomolecular

Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Mais Postagens