Nutrição do idoso: O envelhecimento é um processo natural que está associado à várias alterações biológicas que podem influenciar a qualidade de vida do idoso, principalmente quando se fala de nutrição do idoso, pois esse grupo está frequentemente relacionado ao risco de deficiência nutricional por causa das alterações metabólicas e da dificuldade em manterem uma alimentação adequada.
Nesse artigo iremos abordar os seguintes tópicos:
Importância da nutrição do idoso
Fatores que afetam a nutrição do idoso
Como deve ser a nutrição do idoso
Importância da nutrição do idoso
Uma alimentação correta durante a terceira idade é importante para nutrir adequadamente o corpo, fortalecer o sistema imunológico, prevenir o aparecimento de doenças e estimular o bom funcionamento do organismo a fim de garantir uma boa qualidade de vida ao idoso.Fatores que afetam a nutrição do idoso
Como vimos, alterações podem interferir em uma nutrição adequada durante a senescência. Algumas são biológicas, outras são anatômicas e até socioculturais.Alterações biológicas:
- Aumento da deposição da massa gorda: ocorre por causa da redução do metabolismo que leva à menor perda calórica.
- Alterações hormonais: a queda hormonal pode levar à perda de massa magra e aumento de massa gorda.
- Diminuição das percepções sensoriais: pode levar à redução do apetite por causa da diminuição do cheiro ou do gosto normal dos alimentos.
Alterações anatômicas:
- Modificação do aparelho digestivo: podem ocorrer perdas de dentes, redução de secreções gastrointestinais e alteração do funcionamento do intestino que podem dificultar a ingestão e digestão dos alimentos.
Alterações socioculturais:
- Quando há menor convívio social e redução do poder econômico pode levar à redução da qualidade e quantidade da alimentação e ao aparecimento de fatores psicológicos como tristeza e depressão.