A obesidade na terceira idade tem preocupado médicos e gestores público, e isso não é por acaso: em 10 anos, o percentual de obesos entre pessoas idosas aumentou cerca de 60%. Além de trazer grandes prejuízos para a qualidade de vida, as pessoas que passam por esse mal, especialmente na terceira idade, sofrem um maior risco de adquirir outras doenças.
Para entender melhor os efeitos da obesidade na vida dos idosos, preparamos este conteúdo. A seguir, você vai entender as consequências dessa doença e os tratamentos mais indicados. Boa leitura!

Consequências da obesidade na terceira idade

A obesidade já é um fator de risco para várias doenças em qualquer faixa etária. Para os idosos, entretanto, o problema pode ser ainda pior. Veja agora algumas dificuldades que eles podem ter.
1. Colesterol alto
O colesterol é um componente importante para o organismo humano. Mas, quando está presente em grande quantidade e é do tipo LDL (conhecido com o mau colesterol), ele pode trazer vários problemas para a saúde:
-
- aterosclerose (acúmulo de gordura e colesterol nas paredes das artérias);
-
- pressão alta (como o diâmetro dos vasos diminui, o sangue precisa passar com maior pressão);
-
- insuficiência cardíaca (acontece quando o coração não tem força para bombear sangue adequadamente);
-
- infarto ;
- AVC (é o Acidente Vascular Cerebral; acontece quando um vaso do cérebro está obstruído, não permitindo que o sangue passe).
2. Aumento da pressão arterial
A hipertensão, caracterizada pela alta pressão arterial, é um problema em todo o mundo e está diretamente ligada ao estilo de vida sedentário e à má alimentação. A obesidade do tipo visceral, também conhecida como obesidade abdominal, é a que está mais relacionada ao aumento da pressão; entre outros problemas, ela pode agravar os riscos de doenças cardiovasculares.
3. Falta de disposição
Um dos grandes sintomas da obesidade pode ser a falta de disposição e cansaço crônico (caso em que a pessoa se sente sempre cansada). Isso atua de forma decisiva para que o combate a obesidade seja mais difícil, principalmente na terceira idade, já que a falta de disposição para fazer atividades físicas pode ser ainda maior.
4. Depressão
A depressão e a obesidade são dois grandes problemas de saúde no mundo que estão relacionados. Os últimos estudos sobre essa relação ainda não indicam uma conexão de causa e efeito, mas é possível entender que a obesidade pode trazer problemas com a autoimagem e confiança de uma pessoa; do mesmo modo, a depressão pode ser o gatilho para hábitos alimentares ruins.
Infelizmente, esse ainda é um problema recorrente entre os idosos. Mudanças de comportamento, aliadas a uma dieta pobre em nutrientes , são alguns dos sinais da relação entre obesidade e depressão na terceira idade.
Formas de tratamento para a obesidade na terceira idade
Com acompanhamento médico adequado, é possível reverter o quadro de obesidade na terceira idade. Veja as principais formas de tratamento:
Prática ortomolecular
A prática ortomolecular mostra que existe uma ordem no ambiente nutricional do organismo. Quando há problemas nessa ordem, as doenças aparecem. Para resolver o problema, deve-se proporcionar o equilíbrio e a correção das deficiências. O tratamento é individualizado e realizado com o uso de substâncias naturais, como minerais, aminoácidos, vitaminas e outros micronutrientes.
Dieta equilibrada
Um dos motivos para a obesidade é justamente a falta de equilíbrio da dieta. Com alto consumo de calorias e alimentos não saudáveis, o estágio de obesidade surge aos poucos. Para reverter esse problema, é indispensável ter uma alimentação saudável.
Exercícios físicos
Além de ajudar a queimar calorias, os exercícios físicos são formas importantes de motivar e animar pessoas que passam pelo mal da obesidade. Dessa forma, é possível ter mais disposição para viver a vida e enfrentar as dificuldades. Por isso, fazer algum tipo de atividade física é uma ferramenta importante para vencer esse problema, principalmente quando aliada a outros tratamentos. Agora que você conhece os malefícios da obesidade na terceira idade e o que fazer para vencê-la, é hora de se mexer! Procure profissionais que poderão lhe orientar sobre os próximos passos para evitar a obesidade e adquirir mais qualidade de vida. Lembre-se de que cada caso possui particularidades — por isso, sempre é interessante conversar com quem entende do assunto. Veja como é possível mudar sua vida e ter mais bem-estar na terceira idade: entre em contato com o Dr. Rodrigo Abreu.