blank

Tudo sobre Radicais Livres – Dr. Rodrigo responde!

Você sabe o que são os radicais livres? Já ouviu falar sobre os radicais livres? Acredito que sim. Algumas pessoas ouviram, mas não entendem sobre o assunto, no entanto, é importante compreender o que são os radicais livres exatamente, e como eles prejudicam nossas células e nossa saúde quando estão em excesso. Os radicais livres podem estar relacionado com algumas doenças, entre elas o câncer. Estudos revelaram qual o papel do excesso dos radicais livres em processos fisiopatológicos como: câncer, aterosclerose, inflamação entre outros. Este artigo é para ajudar a esclarecer o que são os radicais livres e o que eles proporcionam para a saúde. O que está esperando para cuidar da sua saúde-

EBOOK Medicina Ortomolecular

O que são os Radicais?

radicais livres Dr. Rodrigo – Para entender sobre este tema, temos que entrar um pouco na área de química. O termo radical livre refere-se ao átomo ou molécula altamente reativa, que contém número ímpar de elétrons em sua última camada eletrônica. Átomos são partículas que consistem de um núcleo, prótons, elétrons e nêutrons. O número de prótons, determina o número de elétrons. São os elétrons que se envolvem nas reações químicas e que formam ligações com outros átomos para criar moléculas. Este processo o torna instável, fazendo com que esteja constantemente buscando capturar ou ceder elétrons das células à sua volta. Perante condições normais, os radicais livres são essenciais para funcionamento do organismo. Porém, quando em excesso, passam a atacar células sadias. Prendendo o elétron, o radical livre atua como agente oxidante. O processo danifica a membrana e a estrutura da célula, podendo até mesmo em casos extremos, levar à morte celular. Para regular a ação dos radicais livres no organismo, existem os sistemas de defesa antioxidante. O consumo de alimentos ricos em antioxidantes é uma estratégia para combater o envelhecimento precoce causado pelo excesso de radicais livres no corpo.

Quais as ações dos radicais livres no organismo?

Dr. Rodrigo – Quando ocorre uma instabilidade entre a quantidade de radicais livres e antioxidantes no corpo, o resultado é a condição chamada estresse oxidativo. O estresse oxidativo ocorre tanto devido à deficiência no sistema de defesa antioxidante (quantidade muito baixa de agentes antioxidantes), quanto pelo aumento na produção de radicais livres pelo organismo. Esse fator está associado a falhas em várias espécies moleculares, entre elas: lipídios, proteínas e ácidos nucleicos. O estresse oxidativo pode ocorrer por exemplo em tecidos com lesões provocados por traumas, infecção, toxinas e excesso de exercícios. O estresse oxidativo causado pelos radicais livres também é considerado um agente em doenças como arteriosclerose, inflamações, artrite, vasculite, lúpus, doenças cardíacas, hipertensão, Doença de Alzheimer, Doença de Parkinson, alcoolismo, doenças relacionadas ao fumo e muitas outras. A evolução do estresse oxidativo também está associado ao envelhecimento precoce. Doenças como câncer, diabetes mellitus, doenças nos olhos relacionadas à idade e doenças degenerativas como Doença de Parkinson estão relacionadas ao excesso de radicais livres.

Como os radicais livres afetam no envelhecimento precoce?

radicais livres e envelhecimento Dr. Rodrigo – O envelhecimento precoce está relacionado ao excesso de radicais livres no corpo. Quanto mais equilibrado estiver os radicais livres e nosso sistema antioxidante mais saudáveis seremos. Os radicais surgem como resultado de reações químicas normais. A única maneira eficaz de evitar o acúmulo dos radicais livres, é com uma alimentação rica em antioxidantes, que são moléculas capazes de combatê-los. Para frear o envelhecimento é necessário ter uma boa alimentação, acompanhado de atividade física e menos estresse. Pessoas que comem mal são sedentárias e vivem pensando em problemas, com mau humor e estressadas envelhecem muito mais rápido do que as pessoas que mantém uma vida saudável. A oxidação do colesterol LDL causado pelo excesso de radicais livres, leva à formação de placas nas artérias, podendo ocasionar doenças cardiovasculares. Assim, o excesso de radicais livres é considerado importante na origem de muitas doenças crônicas ligadas ao envelhecimento.

Exercícios podem ajudar?

Dr. Rodrigo – Estudos comprovaram que a prática de exercícios aumenta a quantidade de radicais livres no corpo, devido à utilização maior de oxigênio. Apesar dos exercícios aumentarem a produção de radicais livres, os resultados dos estudos mostraram que eles também melhoram a resposta do corpo aos antioxidantes, fazendo com que o equilíbrio seja mantido e que os radicais livres não sejam capazes de causar danos ao corpo. Porém, o exercício físico extenuante pode ocasionar um quadro chamado overtraining, com formação excessiva de radicais livres. É fundamental o equilíbrio até na prática de atividades físicas. Não é preciso exercícios intensos, com atividades físicas moderadas e regulares você consegue obter um condicionamento físico que dará maiores possibilidades ao organismo de se manter saudável.

Como combater o excesso de radicais livres?

omega 3 Dr. Rodrigo – Uma dieta com alimentos ricos em antioxidantes ajudam a fortalecer o sistema de defesa eficaz no combate aos radicais livres. A função dos antioxidantes é proteger as células sadias do organismo contra a ação oxidante dos radicais. Os antioxidantes atuam de duas formas sob os radicais livres: inibindo sua formação e reparando as lesões já causadas. A primeira está associada à inibição de reações em cadeia que envolve sua formação; e o segundo, na remoção de células danificadas, seguida da reconstituição das membranas celulares. A melhor maneira de combater os radicais livres é ingerindo alimentos ricos em antioxidantes, moléculas que interagem com os radicais livres e quebram a reação em cadeia antes que eles causem danos a moléculas importantes para o corpo. Os principais antioxidantes necessários ao corpo são a vitamina E, que está presente em castanhas, sementes, óleos vegetais e de peixe, grãos integrais, vitamina C, presente em frutas cítricas (laranjas, limões, tangerinas), pimentão vermelho e verde, repolho, espinafre, brócolis, couve flor, melão cantaloupe, kiwi e morangos; e betacaroteno, presente em fígados animais, gema de ovo, leite, manteiga, espinafre, cenoura, abóbora, brócolis, inhame, tomate, melão. Alguns alimentos ricos em muitos outros antioxidantes são chá verde, abacaxi, cranberry ,amora, alcachofra, framboesa, maçã, cereja, ameixa preta. Se você tiver gostado do texto “Tudo sobre Radicais Livres”, deixe o seu comentário, sugestão ou compartilhe nas suas redes sociais! EBOOK Medicina Ortomolecular

Gostaria de melhorar sua qualidade de vida? Agende uma consulta com do DR Rodrigo na sua clínica em Belo Horizonte

O que está esperando para cuidar da sua saúde-
Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Mais Postagens