Você está preocupado (a) com sua saúde e, em especial, com aqueles quilinhos a mais no corpo ou com a elevação de sua glicose no sangue e o risco de se tornar diabético ou estar caminhando para uma síndrome metabólica? Então, é importante saber como consumir carboidratos da forma mais adequada à sua necessidade. Para isso, é importante conhecer o que são, sua função e as implicações de uma dieta rica em carboidratos.
O que são carboidratos?
Também chamados de glicídios, açucares ou hidratos de carbono, os carboidratos são macronutrientes responsáveis pelo fornecimento de energia para as células do nosso organismo, entre outras funções. São as biomoléculas mais abundantes na natureza, sendo constituídas por carbono, hidrogênio e oxigênio, além de apresentar eventualmente na sua composição, o nitrogênio, fósforo ou enxofre.Como os carboidratos são classificados?
Os carboidratos podem ser classificados pela sua estrutura química e também por uma classificação nutricional relacionada com a digestão.Vamos conhecer os carboidratos pela sua estrutura química?
Em função de seu tamanho e estrutura molecular, os carboidratos são classificados como monossacarídeos, dissacarídeos e polissacarídeos:- Monossacarídeos são açúcares simples, solúveis em água, constituídos por glicose (presente no mel e xarope de milho), frutose (frutas e mel) e galactose (leite e seus derivados).
- Dissacarídeos são a combinação de dois monossacarídeos, sendo solúveis e representados pela sacarose (açúcar da cana, açúcar de beterraba), lactose (açúcar do leite) e maltose (vegetais e malte usado na fabricação da cerveja).
- Polissacarídeos são carboidratos insolúveis formados pela junção de três ou mais monossacarídeos e constituindo os polissacarídeos vegetais (fibras e amido presente nos cereais, grãos, raízes e tubérculos) e os polissacarídeos animais (glicogênio).