blank

Aumentar a libido na menopausa é possível?

Muitas mulheres se perguntam como aumentar a libido na menopausa, já que a queda hormonal desse período interfere também na vida sexual. Como se não bastassem as “ondas de calor” e dores, tal questão pode tornar-se muito incômoda e impactar em diversas esferas, como a autoestima e bem-estar da paciente.

A boa notícia é que existe solução para tudo isso. Já que a menopausa vai inevitavelmente ocorrer na vida de todas as mulheres, vale procurar meios de passar por ela sem sofrer tanto com os sintomas indesejados.

Quer saber como aumentar a libido na menopausa? Continue lendo nosso artigo de hoje e tire todas as suas dúvidas.

blank

Por que a libido diminui na menopausa?

aumentar a libido na menopausa

O organismo feminino, especialmente no que diz respeito a reprodução e desejo sexual, é regulado pela dosagem de alguns hormônios. Os principais são o estrogênio e a progesterona. Durante a vida fértil da mulher, os ovários são os responsáveis pela produção desses hormônios e pelo amadurecimento e liberação de óvulos, processo que viabiliza a gravidez.

Uma mulher já nasce com todos os óvulos que vai utilizar durante a vida. Acontece que, com o passar dos anos, essa reserva vai envelhecendo e diminuindo, até acabar totalmente. Com o fim dos ciclos férteis, a atividade ovariana também decai, o que resulta numa produção menor dos hormônios.

Essa queda hormonal interfere em todas as esferas do organismo da mulher. Elas sentem dores, ondas de calor e um ressecamento vaginal, aliado à perda do desejo sexual. Além disso, se tornam mais propensas a doenças como hipertensão e osteoporose.

Há solução para essa queda na libido?

Embora a menopausa não seja uma doença, mas sim uma fase natural do processo de envelhecimento do organismo feminino, você não precisa aguardar passivamente que os sintomas passem. Embora não exista uma “cura”, há tratamentos capazes de atenuar os sintomas e trazer bem-estar e qualidade de vida, durante o período crítico.

O ponto principal é encarar a menopausa como algo normal, e procurar uma clínica com profissionais especializados para realizar uma avaliação. Não existe um tratamento padrão, que seja benéfico para todas as pacientes. É por isso que o médico vai avaliar suas condições de forma única e individual, e se baseará nisso para prescrever o tratamento adequado.

Um dos mais indicados durante a menopausa é a reposição hormonal. Como o próprio nome sugere, ele consiste em repor os hormônios que já não são produzidos pelo organismo da paciente. Assim, os sintomas são atenuados, já que eles atuarão no organismo como um todo, no aumento da libido e redução dos desconfortos durante a relação sexual.

Essa é a única opção para aumentar a libido na menopausa?

Vale lembrar que a reposição hormonal, por si só, não fará milagres. É necessário que ela seja aplicada, aliada a outras práticas e alternativas que ajudam a potencializar seus efeitos. De nada adianta, por exemplo, realizar a reposição hormonal, continuar com hábitos como alcoolismo e tabagismo, e levar uma vida sedentária.

É importante manter uma alimentação balanceada, e evitar o consumo de álcool, cigarros e outras drogas. A exposição diária ao sol (sempre nos períodos indicados e com o uso de protetor solar) e a prática regular de exercícios físicos também são grandes aliados nesse sentido.

Algumas mulheres optam ainda por métodos naturais como fitoterápicos e homeopáticos, ou mesmo aliam o tratamento de reposição hormonal a outras práticas como medicina ortomolecular. O importante é que você consiga os efeitos desejados e consiga passar por esse período com a libido e a autoestima elevadas.

E o parceiro, qual o seu papel?

Pode ser que você esteja se perguntando qual o papel do parceiro nessa questão. Vale lembrar que, se você tiver um parceiro compreensivo, que entenda que a baixa na libido está ligada aos seus hormônios, e não a problemas na relação, por exemplo, será muito mais fácil buscar alternativas que solucionem a questão.

Por outro lado, você deve conversar com ele e expor a real situação. O melhor a fazer é ter uma conversa aberta e franca e explicar as questões que vem lhe incomodando.

Assim, vocês podem buscar juntos um especialista que vai proporcionar o melhor tratamento para melhorar a sua libido.

Onde realizar o tratamento para aumentar a libido na menopausa?

Se você está nessa fase e vem sofrendo inclusive com a falta de desejo, o ideal é procurar uma clínica especializada em saúde da mulher.

É possível aumentar a libido na menopausa. Entretanto, você precisa buscar profissionais e seguir corretamente ao tratamento. Lembre-se de que você será a maior beneficiada de uma intervenção bem realizada. Portanto, não deixe de cuidar de você.

E você? Tem alguma dúvida ou comentário sobre a relação entre a libido e a menopausa? Deixe seu comentário abaixo e compartilhe conosco.

blank
Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Mais Postagens