blank

Sistema imunológico do idoso: entenda os efeitos da velhice!

O aumento da expectativa de vida da população também gerou uma maior preocupação com a saúde das pessoas na terceira idade. Afinal, elas ficam mais suscetíveis a doenças porque o sistema imunológico do idoso tende a ser um pouco mais frágil. Assim, é fundamental adotar alguns cuidados, além de se informar bastante. Você quer descobrir quais são os efeitos do envelhecimento na imunidade e o que fazer para fortalecê-la? Acompanhe o restante do post e fique por dentro!

Quais os efeitos do envelhecimento na saúde?

O sistema imune é o responsável pela defesa natural do organismo contra uma série de doenças. Quando enfraquecido, em qualquer idade, pode levar a problemas como infecções, tumores e até doenças autoimunes — nas quais os mecanismos de proteção começam a combater células sadias do próprio corpo. Com a idade avançada, a baixa imunidade não apenas deixa a pessoa com maior propensão a problemas de saúde, como também pode dificultar a resposta a vacinas e medicamentos. Entre as doenças mais comuns que acontecem pelo enfraquecimento do sistema imunológico do idoso, estão:
  • gripes e resfriados;
  • tuberculose;
  • diarreia;
  • pneumonia;
  • psoríase;
  • lúpus;
  • herpes;
  • DSTs.

Por que a baixa imunidade acontece nessa idade?

blank Se isso já está ocorrendo com você, certamente está pensando nos motivos, não é mesmo? No entanto, é preciso destacar que o envelhecimento do sistema imunológico é algo natural. Pois, mesmo que as funções protetoras do organismo ainda estejam ativas, elas funcionam de modo mais lento. Com a idade, as células de defesa — como os linfócitos — vão perdendo a capacidade de responder aos estímulos externos, o que torna as pessoas mais frágeis. Porém, ainda que seja um processo natural, ele pode ser acelerado por outros fatores, como:
  • sedentarismo;
  • estresse;
  • depressão;
  • noites mal dormidas;
  • má alimentação;
  • uso excessivo de alguns medicamentos.
  • deficiência de nutrientes

O que fazer para fortalecer o sistema imunológico do idoso?

O fato é que dá para desacelerar esse processo de enfraquecimento do sistema imunológico do idoso. Basta adotar alguns hábitos saudáveis que melhoram o seu funcionamento. Confira algumas dicas a seguir.

Pratique exercícios físicos

Praticar exercícios físicos regularmente — de três a cinco vezes por semana — ajuda a fortalecer o organismo como um todo. Sem contar que muitas substâncias tóxicas podem ser eliminadas pelo suor.

Adote uma alimentação balanceada

Ter uma alimentação saudável é fundamental durante toda a vida, especialmente na terceira idade. Alguns alimentos ricos em vitaminas A, B, C e E ajudam a aumentar a imunidade. Já a ingestão de líquidos contribui para evitar a desidratação, condição comum nessa faixa etária e que facilita a proliferação de doenças. A preservação da saúde intestinal é fundamental uma vez que a maioria das células de defesa estão no intestino. As bactérias que habitam nosso intestino também precisam estar em equilíbrio. Carboidratos complexos, alimentos ricos em fibras ajudam nesse processo.

Lave bem as mãos

As mãos são o principal meio de contaminação do corpo. Elas podem carregar diversos micro-organismos para dentro dos olhos, do nariz ou da boca. Assim, é muito importante mantê-las sempre limpas.

Evite o estresse e o cansaço

O corpo se regenera durante o sono. Por isso, é essencial dormir bem para reparar nosso sistema imunológico. Da mesma forma, é preciso evitar o estresse, uma vez que afeta o funcionamento do organismo. O sistema imunológico do idoso merece cuidados constantemente. Portanto, não deixe de seguir essas dicas e de procurar um médico sempre que necessário. Sua saúde agradece! Gostou de saber como funciona o sistema imunológico do idoso? Quer conferir outras dicas sobre saúde e bem-estar? Então, siga a Clínica Dr. Rodrigo Abreu no Facebook e no Instagram e não perca nenhuma novidade! EBOOK Medicina Ortomolecular
Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Mais Postagens