Logo que pensamos em colesterol, lembramos de algo ruim para a saúde. No entanto, ele nada mais é do que um tipo de gordura produzido pelo nosso organismo. Assim, tem um papel fundamental para o corpo, pois contribui para a produção da bile, hormônios e faz a metabolização da vitamina D. Mas, então, por que é preciso ficar tão preocupado quando o exame que mede o colesterol aparece alterado? Porque existe o colesterol bom e ruim e é isso que causa confusão para muitas pessoas. Se você também tem essa dúvida, confira o meu artigo. Veja os benefícios do colesterol bom, os malefícios do ruim e quais alimentos são indicados para manter os níveis adequados dessa gordura. Boa leitura!
Qual a diferença entre o colesterol bom e ruim?
O colesterol bom é aquele chamado de HDL (High Density Lipoprotein ou Lipoproteínas de Alta Densidade), já o ruim é chamado de LDL (Low Density Lipoprotein ou Lipoproteínas de Baixa Densidade). O HDL é tido como bom porque consegue retirar o excesso de colesterol do organismo, levando essa gordura para o fígado, que a elimina. Já o LDL faz o caminho inverso: leva esse colesterol do fígado para os tecidos. Porém, tenha calma! Ninguém precisa ter um exame em que o LDL apareça zerado. Para terem saúde, as pessoas precisam buscar o equilíbrio com uma alimentação balanceada e a prática regular de atividades físicas.Quais os benefícios do colesterol bom e os malefícios do ruim?
O colesterol bom atua eliminando o excesso de colesterol das artérias, levando-a ao fígado. Dessa forma, evita seu acúmulo, o que poderia levar a problemas sérios, como seu entupimento e doenças cardiovasculares como o infarto e acidente vascular cerebral (AVC). Além disso, o colesterol HDL tem ação antioxidante. Por isso, é tão importante manter o nível de HDL alto no sangue. Por outro lado, se a pessoa apresenta um índice alto do LDL, tem excesso de placas de gordura na circulação, que podem se acumular nos vasos sanguíneos. Sem controle e tratamento, em longo prazo, pode haver entupimento desses vasos, aumentando o risco de doenças cardiovasculares.Quais os alimentos podem ajudar no controle do colesterol ?
Apesar de a maior parte do colesterol ser produzida pelo nosso corpo, a alimentação tem um impacto importante nesses índices. Dessa forma, é recomendável apostar em alimentos com gorduras poli-insaturadas e mono-insaturadas como os seguintes:- nozes;
- abacate;
- salmão;
- sardinha;
- azeite;
- linhaça;
- castanhas.